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RIOTUR APRESENTA BALANÇO DO MELHOR CARNAVAL DE TODOS OS TEMPOS

RIOTUR APRESENTA BALANÇO DO MELHOR CARNAVAL DE TODOS OS TEMPOS

2 de março de 2020|Carnaval 2020

 Carnaval Rio 2020 reuniu mais de 10 milhões de pessoas pela cidade; 2.1 milhões são turistas O Carnaval Rio 2020 foi de expectativas superadas, com mais de 2.1 milhões de turistas na cidade, com mais de 10 milhões de pessoas circulando durante o carnaval, maior número de navios internacionais dos últimos 20 anos atracando no Píer Mauá, ocupação hoteleira em quase 100%, R$ 4 bilhões em movimentação econômica e um número recorde de dias de folia. Em janeiro, pesquisas de sites de busca de viagens, como Voopter e Kayak, apontavam que o Rio era o destino número 1 para o período do carnaval. Agora, com todos esses números, fica claro que o Rio continua sendo a escolha de turistas nacionais e estrangeiros para o período. “Fizemos história para o carnaval da nossa cidade, para o nosso povo e para os nossos turistas. Investimos onde a Prefeitura acredita que deve investir. Retiramos o investimento do carnaval que cobra ingressos e investimos no carnaval do povo, que vai à estrada Intendente Magalhães conferir a arte que aquelas escolas têm a mostrar. É ali, são nos blocos, é nos tradicionais bailes da Cinelândia e na Avenida Chile, nos coretos e nos diversos bailes populares espalhados por toda a cidade que está a essência da festa carioca. Parabéns a toda a Prefeitura do Rio e a todos que participaram do carnaval da nossa linda cidade”, comemorou o prefeito Marcelo Crivella. “O carnaval que acabamos de entregar confirma a capacidade que temos em fazer um evento tão complexo e tão grandioso. Acho que só o Rio tem isso e acho que só o carioca é capaz de receber mais de dois milhões de turistas num período tão curto de tempo. Estamos diante de um grande sucesso! Este foi, sem dúvidas, não só o maior como o melhor carnaval de todos os tempos. Os números comprovam a preferência dos turistas pela nossa cidade. E somos gratos a isso. Trabalhamos muito para recebê-los bem e entendemos a importância do turismo para o Rio. A movimentação na economia local e o retorno financeiro para a cidade confirmam que o turismo é o negócio do nosso Rio de Janeiro”, afirmou Marcelo Alves, presidente da Riotur. A Riotur este ano investiu em três pesquisas: Sambódromo, blocos de rua e quatro unidades dos postos de informações turísticas (Galeão, Copacabana, Santos Dumont e Rodoviária Novo Rio), foram os locais onde as pesquisas foram aplicadas. Com as pesquisas, a Riotur consegue traçar o perfil do visitante e morador que curtiu o Carnaval Rio 2020 e, também, saber a avaliação e recomendação com relação à cidade. 

 RIO É APROVADO POR TURISTAS Dados da pesquisa A Riotur realizou uma pesquisa nos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí, de setores com preços não populares, entre os dias 22 e 24 de fevereiro. Do total, 12,4% eram turistas estrangeiros; 55,6% turistas nacionais; 32% moradores da região metropolitana do Rio de Janeiro. O público, 55,6% do gênero masculino e 44,4% do feminino, tem, a maioria, entre 32 e 38 anos (22,1%). Dentre os estrangeiros, lideraram os argentinos (19,2%), os norte-americanos (17,3%) e os ingleses (9,6%). Uma característica do viajante estrangeiro é que 44,6% viaja com amigos; 26,8% com a família; 12,5% sozinho e 16,1% com companheiro (a). A divisão por modal de chegada fica em 93,1% (avião), 3,4% (navio), 1,8% (carro) e 1,7% (ônibus). Já quanto a hospedagem: 44,6% fica em hotel; 16,1% fica em casa ou apartamento alugado; 12,5% fica em casa de parentes; 8,9% fica em apart hotel/flat; 7,1% fica em AirBnb; 5,4% em outros locais; 3,6% em albergue e 1,8% em pousada. A permanência na cidade é em 12,2 dias em média. A pesquisa revela que, entre os turistas estrangeiros, 92,9% considera que a visita correspondeu ou superou a expectativa; 97,2% recomendaria a alguém que conhecesse a cidade do Rio; 92,9% pretende retornar à cidade. No ranking brasileiro, os turistas de São Paulo são maioria com 31,7%. Rio Grande do Sul vem em seguida com 9,7% e Minas Gerais com 9%. Desse total, 38,3% viaja com os amigos; 37,3% com a família; 11,9% sozinho; 11,4% com companheiro (a) e 1% com excursão. A divisão por modal fica em 78,1% (avião), 10,9% (carro), 9% (ônibus) e 2% (van). Quanto a hospedagem: 46,5% fica em hotel; 19,4% fica em casa ou apartamento alugado; 15,3% fica em casa de parentes; 6,9% fica em outro local; 6,3% fica em AirBnb; 4,9% em apart hotel/flat e 0,7% em albergue. A permanência na cidade é de 7,5 dias em média. A pesquisa revela que, entre os turistas nacionais, 92,4% considera que a visita correspondeu ou superou a expectativa; 96,4% recomendaria a alguém que conhecesse a cidade do Rio; 98,6% pretende retornar à cidade. A Riotur também realizou uma pesquisa nos blocos de rua, apurando que 0,9% do público presente nos cortejos eram turistas estrangeiros, 14,4% turistas nacionais e 84,7% cariocas. Entre os turistas estrangeiros, 75% eram mulheres de 32 a 38 anos vindas do Chile, Inglaterra, Portugal e Espanha, 25% cada. Já o perfil dos turistas nacionais, também majoritariamente formado por mulheres (54,1%), de 32 a 38 anos, mostra que ele vêm 70,6% da região sudeste, 18% do sul, 6,5% do centro oeste e 6,5% do nordeste. A média de permanência na cidade é de 6,4 dias. 

 SAMBÓDROMO Levando em consideração a readequação da capacidade do Sambódromo, foram vendidos os 61 mil ingressos autorizados para a venda nos dias de desfile do Grupo Especial, que aconteceram no domingo (23), segunda (24) e sábado das campeãs (29). Já para os desfiles da Série A, cerca de 75 mil pessoas assistiram os desfiles que ocorreram na sexta (21) e no sábado (22). Além disso, 300 ingressos foram distribuídos para o setor dedicado à pessoa com deficiência por dia, sendo 150 para deficientes e 150 para acompanhantes. Sem contar as 15 mil pessoas que foram prestigiar os desfiles das escolas mirins com entrada gratuita na terça de carnaval. A obra grandiosa para melhoria da infraestrutura, iluminação e segurança foi orçada em R$ 8,1 milhões e teve o investimento do Ministério do Turismo. Todo o processo aconteceu dentro do cronograma estabelecido pelo Ministério Público e homologado no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, tendo todas as exigências devidamente cumpridas. Foram três meses de trabalho envolvendo cerca de 200 funcionários de três empresas públicas da Prefeitura do Rio – Riotur, Rioluz e RioUrbe. A pesquisa da Riotur feita com espectadores dos desfiles da Sapucaí apontou que a maioria aprovou as obras realizadas no equipamento. A nota, entre os turistas nacionais, foi de 7,4 e 56,5% avaliaram a reforma, sendo que 43,9% considerou como boa reforma e 22% como ótima. Já entre os estrangeiros, a nota foi de 8,4. 60,7% visitaram o Sambódromo pela primeira vez e 32,2% avaliaram a reforma, sendo que 55,5% avaliou como boa a reforma e  38,9% como ótima. Para os moradores da região metropolitana do Rio, a nota foi de 7,6. 75,8% avaliou a reforma, sendo que 38,7% avaliou considerou como boa reforma e 28,3% como ótima. CARNAVAL DE RUA As ruas da cidade ficaram repletas de foliões durante os 50 dias de folia. Cerca de 7 milhões de pessoas aproveitaram os desfiles em todas as zonas da cidade. O Carnaval de Rua, que começou com organização por meio de um sistema de inscrição completamente online e pela aproximação do poder público com as associações de moradores, foi marcado também pelo grande público nos blocos e pelo ordenamento nas ruas com um grande operação de órgãos municipais. Abaixo alguns destaques de público. Fervo da LUD – 1 milhão Cordão do Bola Preta – 630 mil Bangaladumenga – 500 mil Areia do Leblon – 385 mil Bloco da Anitta – 370 mil Sargento Pimenta – 340 mil Bloco da Preta – 320 mil Simpatia É Quase Amor – 320 mil Monobloco – 145 mil Banda de Ipanema – 130 mil Carnaval Square – 120 mil Carrossel de Emoções – 115 mil Chora Me Liga – 110 mil INTENDENTE MAGALHÃES Na Intendente Magalhães, cerca de 50 desfiles entre escolas de samba e blocos de enredo totalizaram 160 mil pessoas. O Carnaval do Povo recebeu repasses da Prefeitura do Rio no valor de R$ 3 milhões para as seis agremiações filiadas oficialmente à LIESB. No sábado (22), mesmo com a chuva, cerca de 15 mil pessoas se reuniram para assistir os desfiles dos Blocos de Enredo dos Grupos B e C. Na segunda (24), cerca de 35 mil pessoas assistiram as escolas que desfilaram em Campinho. No domingo (23), o público presente também foi de cerca de 35 mil pessoas. Na terça (25), noite especial na Intendente, afinal a escola campeã retorna à Marquês de Sapucaí no ano seguinte para Série A, o público bateu recorde com 40 mil pessoas. No sábado (29), as campeãs desfilaram novamente assim como ocorreu na Sapucaí. Mesmo debaixo de chuva, 15 mil pessoas prestigiaram as escolas campeãs.